domingo, 9 de novembro de 2008


O MITO DO BELO















Joel Peter Witkin
é um actual e conceituado fotógrafo norte-americano. A sua obra é muito controversa por revelar um conceito de beleza e estética que se situam fora dos padrões comuns. Witkin utiliza corpos flagelados, retalhados e em decomposição, membros dispersos conjugados com frutas e vegetais, cadáveres numa atmosfera surrealista, torsos de mulheres em poses vitorianas e um sem número de aberrações humanas. Este notável artista também referencia clássicos da pintura na sua obra, sendo influenciado por múltiplos pintores. De Bosch a Munch, passando por um Velasquez, Picasso ou Dali ou até mesmo Arcimboldo.


















A sua visão é considerada, brutal, mórbida, exagerada e aberrante, conotada com um belo-terrível. Dela emanam vibrações poderosas, bizarras, tétricas e algo soturnas que nos deixam inquietos. No entanto, é inegável que toda a composição e encenação é absolutamente espantosa e tecnicamente perfeita.

Witkin faz-nos confrontar com uma poética diferente do senso comum e revela-nos a sua própria perspectiva de estética visual, procurando um outro real, um real oculto por detrás da carne putrefacta, das cabeças decapitadas, por detrás do real dito real.












No decurso de uma entrevista e após lhe perguntarem se ele considerava a sua obra horrível, ele respondeu: «horrível?, não! Quando muito, estranha, diferente, talvez uma outra ideia de Belo... o que é o Belo, de resto?».
















Esta resposta leva-nos indubitavelmente a ponderar sobre a verdade deste complexo conceito. Senão, leiam este excerto da abertura da História do Feio dirigida por Umberto Eco:

«Se um visitante vindo do espaço entrasse numa galeria de arte contemporânea e visse rostos femininos pintados por Picasso e ouvisse os visitantes a julga-los "belos", poderia conceber a ideia errada de que, na realidade quotidiana, os homens do nosso tempo achassem belas e desejáveis criaturas femininas com rostos semelhantes aos representados pelo pintor. Todavia, o visitante espacial poderia corrigir a sua opinião se assistisse a um desfile de moda ou a um concurso de Miss Universo, em que veria celebrados outros tipos de beleza. A nós, ao contrário, isto não é possível, porque, quando visitamos épocas remotas, não podemos fazer verificações nem em relação ao belo nem relativamente ao feio, porque dessas épocas só nos restaram testemunhos artísticos. Outra característica comum tanto à história do feio como do belo é a que devemos limitar-nos a registar as vicissitudes destes dois valores na civilização ocidental. Para as civilizações arcaicas e para os povos chamados primitivos, temos achados artísticos, mas não dispomos de textos teóricos que nos digam se aqueles se destinavam a provocar o deleite estético, o terror sagrado ou hilaridade.»
Quanto a mim, o Belo existe nas mais variadas expressões. Nos dias de hoje, ele assume uma postura vertical e arbitrária, de costas voltadas para as regras pre-concebidas e castradoras da liberdade criativa que as religiões e costumes sociais nos impuseram através dos séculos.

















Witkin afirma que a sua visão e sensibilidade se despoletaram durante a sua infância, ao testemunhar um acidente de automóvel onde uma pequena menina foi decapitada.


Miguel Baganha

3 comentários:

naturalissima disse...

« horrível?, não! Quando muito, estranha, diferente, talvez uma outra ideia de Belo... o que é o Belo, de resto? »

Edição especial, muito adequada ao que pretendes deste espaço.
Belo exemplo que aqui expões, dando uma ideia geral deste fotografo artista.

Foi bom conhecer por ti... Isto leva-nos a explorar melhor, por outros meios, grandes artistas, ao nos fazeres lembrar ou mesmo apresentar-nos neste agradável lugar de arte.

Com amor, beijo-te
Danitua

Rocha de Sousa disse...

Muito obrigado por esta excelente inormação, bem documentada e muito
bem comentada.
*Mas ponho algumas questões: se es-
tas imagens são fotografias, o re-
ferente é uma instalação laboriosa,
absolutamente alucinatória, mesmo
que se admita que haja uma parte de
tratamento digital.
*A arte antiga, clássica ou não, está longe de nos legar apenas tes-
temunhos (s/texto): basta que nos
lembremos de Bosch e Brueghel.
*O belo e o feio, hoje, não derivam
de vicissitudes. Há mesmo uma cate-
goria estética (moderna) que nos fala do «belo horrível» a propósito
de muitas correntes ou obras. Caso
das «Pinturas Negras», de Goya,ou de certo expressionismo alemão.
Mutas gracias
Pré-Oncle Rocha

Unknown disse...

i like your blog!!
cheers!